sábado, 27 de outubro de 2012

Imagens da palestra da Dra. Francis - Mediação de Conflitos

Queridos colegas, 

é com imenso prazer que disponibilizamos para vocês o Blog da DIRE - Diretoria Educacional, da SRE Ponte Nova.

Através desse canal de comunicação postaremos, sempre que possível, informações sobre os eventos realizados por nossa diretoria.

Neste primeiro post, colocamos reportagem publicada no blog da Dra. Francis, que palestrou aos nossos educadores em ocasião de nosso XXIV Seminário de Educação, blog o qual recomendamos acesso.  

                                                                                                                Sejam bem vindos!

 

   A convite da SRE de Ponte Nova, através da Diretora Educacional Rosane Name dos Reis Fialho e Diretora da SRE, Ana Maria Gomes, a Defensora Pública Francis de O. Rabelo Coutinho ministrou palestra sobre o tema "Mediação de Conflitos no Âmbito da Escola" durante todo o dia 28.setembro, manhã e tarde, num total de 8 horas discorrendo sobre o instrumento da mediação de conflitos para a cultura de paz nas escolas e a prática da técnica no ambiente escolar. A Defensora apresentou o Projeto MESC de sua autoria como uma das iniciativas naquele viés e incentivou os presentes, de acordo com a sugestão de roteiro e ações apresentadas, a criarem e desenvolverem projetos semelhantes que possam envolver a comunidade e todos os seus atores no plantio e disseminação de práticas de democracia participativa. Relembrou ainda que a gestão deve ser compartilhada, sendo o direitor escolar a autoridade responsável pela iniciativa do projeto.

                 A Defensora ficou encantada com a beleza do local onde foi realizada a palestra, auditório da Escola Dom Helvécio, uma das mais antigas das Minas Gerais.

                  A autora do Projeto MESC ressaltou ainda a recepção atenciosa dos filhos da terra e dos demais presentes que a fizeram sentir-se muito à vontade para permanecer integrada no mesmo ambiente de interesse e respeito.

                  A plateia de 220 pessoas, composta por Secretários Municipais de Educação, Diretores de Escolas, Analistas Educacionais, Conselheiros Tutelares e outros convidados participou ativamente com perguntas e através de dinâmicas durante todo o dia.

                  A defensora Francis ressaltou ainda a beleza e pertinência do texto da Profª Sônia Maria da Silva sobre a "Escola Acolhedora". Passa-se a citar pequeno trecho do texto:

"(...) Na escola acolhedora não há muros: ela é tão transparente que se pode adivinhar, de fora, o que acontece lá dentro."

                                                                                                                                  Retirado do site http://mescmediacao.blogspot.com.br/ em 09/10/2012 às 15h.
































Um comentário: